[Da Comunicação da FUP]

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) enviou um ofício à Petrobrás nesta quinta-feira (07), solicitando uma reunião com a maior brevidade possível para tratar de pautas urgentes à categoria, como a relação de custeio do plano de saúde, que deve voltar ao formato 70 x 30, as Horas Extras e Troca de Turno (HETT) e o auxílio deslocamento.

Na reunião realizada com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) nesta quarta-feira (06), a Secretaria confirmou que a Resolução Resolução nº: 42 da CGPAR será revogada ainda no presente mês. Esse era um dos principais objetivos das reuniões tripartites entre a FUP, Petrobrás e a SEST, que se intensificaram após a assinatura do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

No documento enviado à empresa, a FUP destacou os principais assuntos a serem tratados na reunião:

– Implementação da relação de custeio do plano de saúde AMS 70×30 no mês de abril de 2024, com efeitos retroativos ao mês de março de 2024.

– Implementação da alteração do adicional da HETT de 75% para 100% no mês de abril de 2024, com efeitos retroativos ao mês de março de 2024.

– Pagamento do Auxílio Deslocamento aos trabalhadores, à luz da realidade e da necessidade da categoria. A FUP tem recebido diversas denúncias de trabalhadores de que a Petrobrás não estaria observando a Cláusula 26 do ACT 2023-2025 que trata sobre o assunto.

A Federação espera que a Petrobrás marque com brevidade a reunião, no intuito de avançar o quanto antes com essas pautas tão importantes para os petroleiros e petroleiras.

Confira o ofício enviado nesse link: DNE-70×30-HETT-e-aux-deslocamento