Em entrevista no Jornal Portiguar Notícias, o diretor do SINDIPETRO-RN, José Araújo, falou sobre a questão petrolífera no Brasil, o preço da gasolina e sobre a intervenção do Bolsonaro na presidência da Petrobras.

Esclarecendo sobre como funciona o preço da gasolina, o diretor do SINDIPETRO RN, declarou “a partir de 2016, quando deram o golpe em Dilma e Temer assumiu, ele colocou Pedro Parente na presidência da Petrobras que criou essa nova política de ‘salvação da Petrobras’ que é o preço da paridade internacional: nossa gasolina que é produzida aqui no Brasil, produto do Brasil e refinada no Brasil, ela é vista como comódite que é importada. Então o preço quando varia lá fora, o preço do barril sobe, então vai subir aqui a gasolina. Vende em Real e compra em Dólar”.

A venda de refinarias da Petrobras causou um grande impacto na economia nacional. Fundamentada em um plano de privatização, o leilão das ações dessa empresa estatal gerou instabilidade no desenvolvimento potiguar. Em relação a esse tema, José Araújo, “hoje nossas 13 refinarias produzem abaixo da sua capacidade operacional e isso foi para que ocorresse a importação de gasolina e óleo disel para o Brasil”

E o diretor do SINDIPETRO RN faz questionamento importante: “Ora se o país tem aqui, toda a produção para cobrir a necessidade brasileira, então por que reduzir a produção das nossas refinarias para importar combustível?”.

Para saber mais acesse o link da entrevista: https://youtu.be/nUC2mZj84fA