“Transição energética, renováveis e impactos no mercado de trabalho” é o tema do Webnário que o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) realizará, nesta terça-feira (15), às 19 horas, no seu canal de YouTube. Os convidados para esta conversa são o coordenador técnico do Instituto Rodrigo Leão e o pesquisador Rafael Rodrigues da Costa.

Leão e Costa terão como base o estudo “Transição energética, estratégias nacionais e empresas petrolíferas: quais são os impactos sobre os trabalhadores?”, produzido pelo Ineep para o IndustriALL Global Union, organização que representa 50 milhões trabalhadores em 140 países. Para realizar este trabalho, o Ineep analisou ações de empresas da indústria de óleo e gás natural dos Estados Unidos e da Europa e entrevistou cerca de cem trabalhadores.

A mudança para uma economia de zero carbono sem prejuízos aos trabalhadores e comunidades é conhecida mundialmente como transição justa, recomendada no Acordo de Paris (2015), assinado pelos 195 países que se comprometeram a reduzir as emissões até 2050. E é o tema do terceiro capítulo do estudo encomendado pelo IndustriALL ao Ineep.

Link da transmissão no YouTube: https://youtu.be/2_nY6Dclk84