Uma das principais reivindicações da pauta “Petrobrás para o Brasil”, a reconstrução e o fortalecimento da Universidade Petrobrás (UP) ganhou novo impulso com o anúncio do atendimento de uma demanda central para a FUP e seus sindicatos: a retomada dos polos regionais da Bahia e do Rio Grande do Norte.

Após reuniões da FUP com o RH e as gerências da UP, onde esse pleito foi reforçado, a Petrobrás anunciou a reativação agora em outubro dos Polos Regionais da Universidade Petrobrás nos edifícios sede da empresa em Salvador (Torre Pituba) e em Natal (EDIRN), que foram reabertos recentemente.

“É uma notícia muito importante não só para os trabalhadores petroleiros e petroleiras, mas para os estados do Nordeste, que foram os mais prejudicados no governo passado pelas vendas de ativos, fechamento de unidades e retirada de investimentos da Petrobrás. A retomada das unidades regionais da UP fortalece o compromisso dessa gestão em recuperar o protagonismo da Petrobrás no Nordeste para que a região seja um importante polo de investimento em transição energética justa”, afirma o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Ele destaca que a regionalização da Universidade Petrobrás está começando pela Bahia e pelo Rio Grande do Norte, mas o pleito é que se estenda para todo o país. A diretora da FUP e coordenadora do Sindipetro Bahia, Bete Sacramento, reforça a importância dessa conquista. “A Nossa Universidade Petrobrás está de volta à Bahia e fará parcerias importantes com institutos de ensino para promover o desenvolvimento de tecnologias e de pesquisa, visando, principalmente, a transição energética”, explica.

A Petrobrás informou que o polo regional da UP no Rio Grande do Norte já está desenvolvendo “parceria técnica com o Hub de Inovação e Tecnologia do Senai-RN, em Natal, com o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Faculdades de Energias Renováveis em Natal e Mossoró”. Segundo a empresa, a Universidade Petrobrás também tem convênio com o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis do estado (CTGAS-ER), “oferecendo cursos, projetos e serviços de pesquisa e desenvolvimento”.

FUP