“Segurança no Trânsito: direito de ir e vir!”. Este foi tema adotado pela edição 2013 da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – SIPAT, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA do ATP – Alto do Rodrigues. Realizado entre 24 a 26 de setembro, o evento teve por objetivo envolver os trabalhadores numa campanha de conscientização para o trânsito a partir de palestras, debates e peças teatrais.

O SINDIPETRO-RN participou da cerimônia de encerramento do evento, na última quinta-feira, 26, no Ginásio Ivanildo Bezerra da Silva, em Alto do Rodrigues. Na ocasião, o secretário-geral da entidade, Márcio Dias, alertou para a necessidade de maior empenho da Petrobrás também na prevenção de acidentes com trabalhadores terceirizados em seus postos de trabalho.  

 Já, o diretor do Sindicato e presidente da CIPA, Cosme Marcelino, chamou a atenção para outra situação frequente no Estado, que são os acidentes de moto, principal veículo utilizado pelos petroleiros. “A ideia é alertar os colegas sobre o respeito às leis de trânsito e que entendam os seus direitos e deveres como condutores”, disse ele.  

Confirmando o entendimento de Marcelino, o policial rodoviário federal, Roberto Cabral, relatou em sua palestra que mais de 40 mil pessoas morrem nas rodovias no trajeto de casa para o trabalho por negligência no trânsito. Cabral informou ainda que, no Estado, Natal e Mossoró são as cidades que mais apresentam casos de acidentes.  

O evento integra a “Semana Nacional de Trânsito” que traz como tema central “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito – efeitos, responsabilidades e escolhas”. A mesa foi composta pelos diretores do Sindicato, Márcio Dias e Cosme Marcelino, o representante de dezoito empresas contratadas pela Petrobrás, Francisco Hélio, o gerente de comunicação da Unidade de Alto do Rodrigues, Décio Peixoto, e a gerente de segurança do ATP – ARG, Natanha Pires.