Debater para avançar e conquistar. A diretoria do SINDIPETRO-RN esteve reunida nesta terça, 22 de junho, com trabalhadores da Perbras no Alto do Rodrigues para iniciar a construção da Pauta de Reivindicações do ACT 2021/2022, a partir da agenda de assembleias que será divulgada na próxima semana.

A assembleia contou com a participação do Coordenador Geral do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino, e dos diretores: Marcos Brasil, Márcio Dias e Ivo Edson (Ivinho).

O Coordenador Geral, Ivis Corsino, fez uma explanação sobre a importância da elaboração de propostas econômicas, direitos e benefícios com foco em todos os cargos da Empresa. O dirigente também acolheu as demandas da categoria e sugestões para aprimorar o novo ACT.

Com o crescimento do setor privado, a Perbras ampliou a quantidade de contratos e o número de trabalhadores, sendo mais de 400 funcionários na região do Vale do Açu. A terceirizada mantém contratos nos setores de operação, manutenção, engenharia e a parte administrativa da Petrobras e empresas privadas. A prestadora de serviços também está em processo para operar a Estação de Tratamento de Água da Usina Termoelétrica Vale do Açu – UTE/VLA.

Ainda durante a assembleia a categoria recebeu o boletim Na Luta, elaborado pela paste de Comunicação do Sindicato(Clique Aqui). O Coordenador também informou a todos os presentes sobre a abertura da nova sub-sede do sindicato no Alto do Rodrigues. O novo prédio da entidade está instalado no centro da cidade, na Rua Sete de Setembro, 179.

Para Ivis, a nova sub-sede possui excelente estrutura para atender às demandas dos trabalhadores que, nos últimos anos, vêm crescendo com a chegada de empresas privadas de petróleo na região. “Essa nova aquisição faz a diferença e melhora a relação dos trabalhadores com a entidade, além de reafirmar a importância do Sindicato e as bandeiras de luta da categoria”, disse o dirigente.

Em sua fala final, o Coordenador enfatizou que: quando a sub-sede do Sindicato estiver totalmente instalada, o atendimento a categoria será realizado de terça a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas,

Na oportunidade o diretor, Marcos Brasil, também informou sobre o atendimento da assessoria jurídica do Sindicato com as demandas da categoria. O dirigente relatou que num primeiro momento, as denuncias são tratadas diretamente com a gerencia da empresa, não obtendo sucesso no diálogo, os advogados da entidade são acionados para abertura de processo.

Perseguição – Como citamos no início desta matéria, o diretor Ivo Edson, também participou da assembleia. Ivo faz parte da diretoria do SINDIPETRO-RN na base da Elfe, mas ele o também dirigente, Saulo Alisson de Menezes, foram demitidos, mesmo sendo assegurada a estabilidade provisória ao empregado dirigente sindical, conforme a Consolidação das Leis do Trabalho(CLT). A direção do Sindicato já entrou na justiça para reverter o quadro.  O juiz responsável pelo processo deu ganho na ação a favor da entidade sindical em primeira instancia, mas a empresa recorreu.

Cuidado – Durante a assembleia todos os dirigentes do sindicato e trabalhadores faziam uso de máscara e álcool em gel, além de manter o distanciamento social com objetivo de evitar contaminação pela COVID 19.