A diretoria colegiada do SINDIPETRO-RN conclama a categoria petroleira do Rio Grande do Norte para assembleias deliberativas que acontecem nos dias 4 e 5 de novembro, afim de apreciar o indicativo da FUP que rejeita a nova proposta de regramento da PLR apresentada pela Petrobrás na semana passada.

Em plena negociação do acordo de regramento da PLR, a Companhia surpreendeu os trabalhadores, ao anunciar que o Conselho de Administração, a partir de iniciativa da Diretoria Executiva, aprovou alterações na política de remuneração dos acionistas, autorizando o pagamento de dividendos mesmo quando não houver lucro contábil.

No entanto, nas reuniões do GT da PLR, a gestão negou distribuir aos trabalhadores a sua parte nos resultados da empresa, quando não houver lucro. Ou seja: para os acionistas vale um conceito, para os trabalhadores, vale outro.

O Acordo de Regramento da PLR pactuado com a FUP em 2014, cuja validade terminou em março do ano passado, garantia a remuneração dos trabalhadores, inclusive na ausência de lucro, desde que alcançados os resultados operacionais, conforme as metas dos indicadores acordados com a categoria.

Nem sempre o lucro é um indicador do resultado real da Petrobrás. A FUP tem criticado e questionado as baixas contábeis feitas pela Petrobrás em função dos desinvestimentos e impairments.

Esse, inclusive, foi um dos pontos de discordância no GT, pois a gestão condicionou a PLR ao lucro, diferentemente dos anos anteriores quando os trabalhadores receberam a parte do resultado que construíram coletivamente para a empresa.

Dentro desse contexto, o Conselho Deliberativo da FUP e as direções sindicais petroleiras avaliaram a proposta da Petrobrás para a PLR 2021 e reforçaram a necessidade de buscar um modelo de regramento mais justo e que atenda todos os trabalhadores do Sistema.

“Queremos algo que retrate de forma mais fidedigna o resultado da empresa, esperamos que esse mesmo princípio seja garantido aos petroleiros e petroleiras no regramento da PLR, como conquistamos no passado. Os resultados do Sistema Petrobrás são construídos pelos trabalhadores e, portanto, devem ser repartidos entre todos”, afirma a diretora da FUP, Cibele Vieira, que participa do GT do regramento da PLR.

O SINDIPETRO-RN indica a rejeição da atual proposta da empresa e anuncia as assembleias, de acordo com o calendário contido no final da matéria.

ATENÇÃO: As assembleias serão realizadas de forma virtual, e os links serão divulgados em nossa lista de transmissão. Para mais informações ligue no (84) 9 9959-0184, ou para participar da nossa lista, envie uma mensagem para o mesmo número via whatsapp, com a palavra “Ok”.