Sem a luta dos trabalhadores não existe progresso social e econômico para um país. E é por defender as batalhas da classe trabalhadora que a diretoria do SINDIPETRO-RN vem a público, declarar apoio ao movimento dos caminhoneiros contra a alta dos combustíveis. Nesta segunda, 1º de fevereiro, os transportadores estão ensaiando um movimento nacional com diversas atividades e mobilizações em vários estados.

A diretoria do sindicato considera legitima e notória a luta dos companheiros e companheiras que percorrem as estradas do nosso país diariamente para fazer o transporte de insumos necessários a população. Reconhecemos o papel estratégico e essencial de cada pessoa que colabora nesse processo logístico cheio de perigos, abdicações e falta de direitos.

Neste sentido, questionar sobre os valores abusivos nos preços da gasolina, do gás de cozinha e do diesel que, tem como objetivo atender exclusivamente aos interesses do mercado é um dever cívico de cada cidadão deste país. Não vamos pagar o preço do governo incompetente de Jair Bolsonaro, que teve a oportunidade de fazer a tal da “mudança” e só ampliou a crise econômica e social do nosso país.

Quando se fala oportunidade de mudança, nos remetemos a outubro de 2016, no Governo de Michel Temer, quando foi autorizada pelo governo federal a equiparação do preço dos combustíveis aos preços do mercado internacional.  Mesmo sabendo das consequências, Temer e Pedro Parente(ex-presidente da Petrobrás) optaram por satisfazer o mercado e os reajustes nas refinarias passaram a ser diários. Reajuste que cai diretamente na bomba dos postos de combustíveis e no seu bolso.

Nesses dois anos, o governo ‘anticorrupção’, vem mostrando sua continuidade com os interesses escusos de seus antecessores voltados a supremacia dos lucros do mercado privado sobre o bem estar do povo brasileiro. Defender um preço justo para o óleo diesel não é uma luta só dos caminhoneiros! Combustíveis e gás de cozinha com preços decentes para todos os brasileiros! Todo o apoio a luta dos caminhoneiros!

DEFENDER A PETROBRÁS É DEFENDER O BRASIL!