Os debates da da IX Plenária Nacional da FUP continuam durante a tarde e noite desta sexta, 13, com um painel que abordará os  desafios da esquerda e dos sindicatos na defesa da diversidade e na luta contra todas as formas de opressões. A terceira mesa temática do evento começa às 15h, na plataforma Zoom (veja programação abaixo). O debate contará com a participação de Walmir Siqueira, coordenador do Coletivo Nacional LGBT da CUT, e da socióloga Luciane Soares da Silva, professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense e coordenadora do Núcleo de Estudos Cidade Cultura e Conflito (NUC/UENF).

Pela manhã, a plenária discutiu as transformações nas relações de trabalho e os desafios da representação sindical, em uma mesa que reuniu o sociólogo Clemente Ganz Lúcio, ex-diretor técnico do Dieese, e a economista Marilane Teixeira, pesquisadora da Unicamp e do Fórum Permanente em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores Ameaçados pela Terceirização. O debate foi mediado pelos petroleiros Sérgio Borges (FUP/Sindipetro NF) e Dary Beck (Sindipetro RS).

Ainda nesta sexta-feira, 13, às 18h, a IX Plenafup terá mais um evento aberto, com transmissão pelo canal da FUP no Youtube, durante o lançamento do livro “Operação Lava-Jato: Crime, Devastação Econômica e Perseguição Política” . O painel contará com a presença de Fausto Augusto Júnior, coordenador técnico do Dieese e um dos organizadores do livro; Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP; Claudio da Silva Gomes, presidente da Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (CONTICOM); e Edson Carlos Rocha da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói/RJ e coordenador do Setor Naval da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT).

Leia também: Crime, devastação econômica e perseguição política: livro sobre Lava Jato é tema de debate desta sexta na IX Plenafup

Veja a programação completa e atualizada da IX PLENAFUP