Por unanimidade, trabalhadores da PROGEL rejeitam contraproposta do ACT-2020/2022. A decisão foi tomada em assembleia deliberativa online realizada nesta terça-feira, 18 de agosto. A transmissão com a categoria foi concretizada via Google Meet, e contou com a presença dos dirigentes do SINDIPETRO-RN, Manoel Assunção, Pedro Idalino e à diretora, Lays Oliveira.

A categoria pleiteia atualizações positivas das cláusulas econômicas do novo Acordo Coletivo de Trabalho. Entre as reivindicações feitas pelas trabalhadoras e trabalhadores está: reajuste salarial medido pelo ICV-DIEESE no período de 01 de maio de 2019 a 30 de abril de 2020, em 1,98% (um virgula noventa e oito por cento), mais 3% (três por cento) de ganho real; Auxilio refeição para os trabalhadores que atuam no campo, sem redução do que já foi acordado, entre outros pontos.

Foi acordado por todos os participantes a decisão de retornar a contraposta para mesa de negociação entre empresa e sindicato, para que até o fim de agosto uma nova proposta seja construída e avaliada em assembleia com os trabalhadores.

A direção do SINDIPETRO-RN compreende as dificuldades que a empresa vem enfrentando com a redução no faturamento, principalmente no período de pandemia da COVID 19, mas ressalta que existem questões da categoria que devem ser levadas em consideração no avanço do ACT.

A decisão dos trabalhadores será encaminhada via oficio para a gerência da PROGEL e uma nova rodada de negociação será agendada.