Após 45 dias de aulas teóricas e práticas, 30 alunos do curso “Sistemas Solares: Instalação, Manutenção e Normas de Segurança” realizado em Mossoró receberam seus certificados. A cerimônia de certificação foi realizada nesta terça(17) no auditório do SINDIPETRO-RN em Mossoró.

O curso foi gratuito e destinado a sindicalizados e cooperados, sobe iniciativa da COOPETRO Energia em parceria com o Sistema OCERN/ SESCOOP/RN, AM Engenharia e SINDIPETRO-RN. O curso foi realizado na subsede do sindicato em Mossoró, no período de 1/09 a 17/10, com carga horária de 120 horas, ministradas pelo professor engenheiro eletricista, Otávio Feitosa.

Para o professor a dedicação e o desejo de aprender dos alunos foi o grande diferencial da turma. “Mesmo com o cansaço da jornada de trabalho e estudos, os alunos estavam empenhados em aprender e conhecer uma nova profissão. Sem dúvidas eles vão sair do curso com uma excelente base para entrar no mercado de trabalho”.

Já para o Presidente da COOPETRO Energia e diretor do SINDIPETRO-RN, Márcio Dias, o curso cumpriu o seu papel de formar novos profissionais, tendo como base o cooperativismo. “A Diretoria da COOPETRO e do sindicato está feliz em ver tantos trabalhadores, alunos e cooperados dedicando seu tempo para conhecer uma nova profissão tão importante para o cooperativismo e conservação do meio ambiente”, destaca o dirigente.

Ainda em sua fala o diretor agradeceu todo o apoio dos parceiros para a realização do curso. “Gostaria de agradecer todo o apoio fornecido pela OCERN em acreditar e financiar o curso, bem como a diretoria do SINDIPETRO-RN em ceder as instalações da entidade para as aulas. Agradeço também a funcionária do sindicato, Alcineide Fernandes, pela colaboração durante a realização do curso”.

Para à Analista de Desenvolvimento Humano do Sistema OCERN, Ravena Melo, o curso atingiu o seu propósito na formação de jovens e adultos em energia solar. “O OCERN está muito feliz em participar desse momento tão importante da COOPETRO Energia em seus anos iniciais, principalmente pela formação fazer parte de sua atividade fim, o que vai contribuir na formação dos alunos e no mercado de trabalho em energia solar da região”, destaca à analista.

O diretor do SINDIPETRO-RN, Marcos Brasil, também participou da solenidade e saudou todos os presentes. “A Diretoria do Sindicato está bastante satisfeita com a realização do curso e a participação dos trabalhadores sindicalizados durante os 45 dias de aula. Sem dúvidas essa formação vai colaborar no desenvolvimento profissional de cada um. Destaco também que a entidade passou recentemente por uma reforma na estrutura predial para poder realizar atividades como essa, bem como acolher a categoria petroleira potiguar”.

O evento também contou com a presença do Diretor do SINDIPETRO-RN, Eufrasio Paulino; dos Cooperado da COOPETRO Energia, Isidorio e Antônio Carlos Santiago.

Homenagem

Durante a cerimônia o aluno, Pedro Chacon, de 21 anos, agradeceu pela oportunidade de participar do curso.

Confira um trecho da mensagem do aluno:

“Boa noite, meu nome é Pedro(chacon), e nesse dia tão especial quero parabenizar e agradecer a COOPETRO e a SESCOOP/RN pelo trabalho feito até então, com sua ideia linda de fazer com que pessoas e organizações colaborem para um bem maior, quero agradecer também a oportunidade e o ambiente extremamente palpável que a sindipetro nos concedeu para os aprendizados e as realizações das aulas teóricas/práticas de instalação de sistemas solares, e por último e não menos importante, quero agradecer ao professor, Otávio Feitosa Silva, que conseguiu cumprir a missão de trazer conhecimento de cunho enriquecedor para o desenvolvimento pessoal e juntamente a isso, explorou o máximo possível sobre o conteúdo dentro de um mês, e para cada pessoa aqui presente, meu muito obrigado por fazer parte deste curso, vocês são tão importantes quanto qualquer outra coisa, pois sem vocês, a ideia não sairia do papel(eu tenho certeza). Aqui, em um mês, eu aprendi muito sobre comunicação, desempenho, liderança, planejamento e networking, e não só isso, muito mais até do que poderia imaginar… para cada pessoa responsável aqui citada, meu muito obrigado, carregarei esse curso e as pessoas presentes na memória como as melhores recordações dos meus 21/22 anos, que cada momento seja memorável na mente de cada um de vocês, e nunca se esqueçam, junto somos mais fortes!”

Teoria e Prática

Durante o curso os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os aspectos essenciais de sistemas solares, desde a instalação até a manutenção, normas de segurança e primeiros socorros. No último dia 15 de setembro, durante uma aula prática de Montagem e Desmontagem de Estruturas de Fixação de Painéis Solares, os alunos construíram um telhado que serviu para demonstrar a instalação e captação da energia.

Fotos do evento(Por Deivson Mendes)