Nesta terça, 30 de março, às 19 horas, o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep) promove uma live no YouTube sobre a venda da RLAM.

Eduardo Costa Pinto e Henrique Jäger produziram um estudo pelo Ineep que apontou que valor do RLAM é consideravelmente superior ao valor da sua venda.

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou em 24 de março a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e seus ativos logísticos associados para a Mubadala Capital pelo valor de US$ 1,65 bilhão.

Sobre a RLAM: A Refinaria Landulpho Alves (RLAM) foi a primeira refinaria nacional de petróleo. Sua criação, em setembro de 1950, foi impulsionada pela descoberta do petróleo na Bahia e pelo sonho de uma nação independente em energia.

Localizada no Recôncavo Baiano, sua operação possibilitou o desenvolvimento do primeiro complexo petroquímico planejado do país e maior complexo industrial do Hemisfério Sul, o Pólo Petroquímico de Camaçari.

Nela são refinados, diariamente, 31 tipos de produtos, das mais diversas formas. Além dos conhecidos GLP, gasolina, diesel e lubrificantes, a refinaria é a única produtora nacional de food grade, uma parafina de teor alimentício utilizada para fabricação de chocolates, chicletes, entre outros, e de n-parafinas, derivado utilizado como matéria-prima na produção de detergentes biodegradáveis.

A live será transmitida pelo canal do INEEP no YouTube no link: https://www.youtube.com/watch?v=-cBnew-iUjw

INEEP – O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep) foi criado pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) em 2018 com o objetivo de fomentar pesquisas acadêmicas e fornecer assessoria para os assuntos relacionados à agenda do setor de petróleo, gás e biocombustíveis no Brasil e no Mundo. Para atender a esse objetivo, o Ineep elabora relatórios de pesquisa, livros, palestras, além de atividades de formação, como minicursos e seminários, e de comunicação a partir da elaboração de artigos de opiniões para diversos veículos de imprensa do país.