Sucesso de público e esclarecimento de dúvidas sobre Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) da Petrobrás. Assim foi o 12º Encontro de Aposentados e Pensionistas promovido pela diretoria do SINDIPETRO-RN, nesta quinta, 18 de março, e que teve supervisão e organização do Diretor, José Araújo(Dedé).

O evento contou com a participação de 80 pessoas em sala virtual pelo Google Meet e teve como tema central, “Associação Petrobrás Saúde: o que há por trás? Aperfeiçoamento do Plano? Precarização? Privatização?”.

Na oportunidade os beneficiários da AMS tiveram a oportunidade de ouvir o depoimento de Humberto Almeida, Ex-Diretor eleito da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil – Cassi (2016 – 2020), sobre a sua experiência nesta empresa. O Plano de Associados da CASSI, é um plano de saúde com regime de contratação coletiva empresarial, cuja área geográfica tem abrangência nacional.

Em sua fala, Humberto destacou a importância da categoria de se informar sobre as consequências da abertura de uma associação terceirizada para a gestão da AMS Petrobrás, e caso isso ocorra, é interessante que os trabalhadores façam parte do comitê gestor para defender seus direitos como contribuintes.

“A tendência de mercado da medicina de planos de saúde é comprar as cartas de planos falidos para apresentar novas formas de gestão, nas quais vão atingir diretamente o contribuinte e seus dependentes, onerando ainda mais o plano”. Neste sentido, o dirigente aconselhou que sejam construídos quadros de trabalhadores com experiência em gestão em saúde para colaborar na gestão e defesa do plano.

Adaedson Costa, Secretário Geral da FNP e também Coordenador Geral do SINDIPETRO-LP, em sua participação também falou da importância de defender a AMS. “A partir do momento que essa associação começa a gerir o plano, qualquer rombo que venha ocorrer nesta terceirizada o ônus será pago pelos trabalhadores, contribuintes e pela própria Petrobras, por isso precisamos ficar atentos na defesa do plano”, explica o dirigente.

Tendo em vista essas ameaças de privatização, o Diretor da FUP e do SINDIPETRO-BA, Paulo Cesar, relatou que a Federação Única dos Petroleiros já contratou uma assessoria jurídica para contrapor a criação de associação de plano de saúde da Petrobrás.

Ainda durante a reunião foram tiradas diversas dúvidas sobre os descontos abusivos da AMS e Petros. O 12º Encontro de Aposentados e Pensionistas, também contou com ampla participação de diretores do SINDIPETRO-RN, entre eles: Márcio Dias, Carlos Henrique, Marcos Aurélio, Francisco Amaral Campina e Pedro Idalino.

13º Encontro de Aposentados e Pensionistas acontece na próxima quinta, 25/03

Na próxima quinta, 25 de março, será concluído o último dos três encontros sobre Assistência Multidisciplinar de Saúde (AMS) da Petrobrás, promovidos pela diretoria do SINDIPETRO-RN. O terceiro evento terá como tema central, “Análises técnico-econômico-financeira da AMS”. O encontro virtual também será transmitido pelo Google Meet, a partir das 15 horas.

Para receber o link de acesso a sala no dia de cada reunião, cadastre-se na lista de transmissão do SINDIPETRO-RN no whatsapp pelo número: 94 999590184. Envie nome completo e informe se é aposentado ou da ativa. Participe!

Serviço:

13º Encontro de Aposentados e Pensionistas

Data: 25/03

Local da Reunião: Plataforma virtual no Google Meet

Tema: Análises técnico-econômico-financeira da AMS.