Webseminário sobre teletrabalho realizado pelo Sindipetro-RN reuniu petroleiros e petroleiras das áreas operacionais e administrativas do sistema Petrobrás no Rio Grande do Norte. O evento virtual foi realizado na quinta-feira, 23, às 19h, e teve como objetivo apresentar o resultado da pesquisa sobre teletrabalho promovida pelo Sindicato no período entre 09 e 17/07.

O debate também expandiu o dialogo com a base sobre o tema, afim de ouvir seus anseios sobre a execução do trabalho remoto e na preservação direitos providos via Acordo Coletivo de Trabalho.

De acordo com o Diretor de Comunicação do Sindipetro-RN, Rodolpho Vasconcelos, a pesquisa reuniu 144 pessoas, e conteve 23 perguntas divididas entre abertas e fechadas. Entre os questionamentos apresentados, um deles chama bastante atenção: 63% da categoria deseja que o regramento do teletrabalho seja assegurado exclusivamente através de novo Acordo Coletivo de Trabalho 2020/2021.

A diretora do Sindipetro-RN, Fátima Viana(Fafá) destaca que esse interesse dos trabalhadores e trabalhadoras mostra uma maturidade da categoria em resguardar e documentar o trabalho remoto no novo ACT. A dirigente também destaca que a pesquisa é preliminar e não reflete com totalidade o quadro real do teletrabalho na Petrobrás.  Entretanto mostra um bom recorte sobre o interesse da base sobre o tema.

O webseminário também contou com a participação de Jailton Andrade, diretor do Sindipetro-BA, que na oportunidade elogiou a iniciativa da direção do Sindicato em realizar essa análise junto a categoria. “O Sindicato do Rio Grande do Norte está de parabéns pelo pioneirismo na pesquisa, essa foi a primeira do país e vai ajudar muito num retrato sobre os interesses dos trabalhadores sobre o tema”.

O Coordenador Geral Interino do Sindipetro-RN, Rafael Matos, informou que a mesma pesquisa será aplicada pelo Sindipetro-MG, que também vai ponderar os resultados obtidos no território potiguar na análise dos resultados.

Ainda durante o seminário, o Coordenador apresentou o regramento que vai compor a proposta do ACT – 2020/2021, intitulado “Cláusula 58” construída e debatida durante o 18º CONFUP. O evento virtual teve como tema “Democracia, Emprego e Revolução Digital”, realizado de 15 a 19 de julho e debateu sobre AMS; Petros; Turnos das Refinarias; Teletrabalho; Reposição dos Efetivos e temas sociais sobre racismo estrutural, “masculinidades” entre outros.