Em celebração aos 70 anos de sua patrocinadora, a Petrobras, a Orquestra Petrobras Sinfônica vai oferecer uma experiência imersiva para o público. A Instalação Sonora Itinerante vai percorrer quatro cidades brasileiras – Natal, Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro – entre setembro e novembro. Na capital potiguar, a exposição, que é gratuita, fica em cartaz de 29/9 a 3/10, no Shopping Midway Mall, no bairro do Tirol.

A Orquestra Petrobras Sinfônica te convida a conhecer a sua Instalação Sonora Itinerante – com 16 caixas dispostas em um ambiente acusticamente preparado para o evento e ocupando a mesma posição dos instrumentos em um concerto, reproduzindo a sonoridade de diferentes naipes da Orquestra, dando a oportunidade ao visitante de ouvir cada uma das seções da orquestra separadamente. À medida que se desloca, você pode escutar toda a orquestra e também ter a chance de ocupar o lugar do maestro, garantindo uma experiência única.

“A Instalação Sonora desperta no público todo o encantamento do mundo sinfônico. É como se o visitante fosse transportado para dentro da Orquestra, com os músicos tocando à sua volta”, explica o violista Fernando Thebaldi, um dos diretores artísticos da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Além disso, tablets com informações sobre os instrumentos de cada naipe e imagens em vídeo dos músicos interpretando as quatro obras da instalação sonora estarão disponíveis junto às caixas de som. Para incrementar ainda mais a imersão, a instalação conta com um telão, ao fundo, com vídeos da Orquestra Petrobras Sinfônica executando o repertório sincronizado às caixas, com as seguintes composições: “Cidade maravilhosa”, de André Filho, com arranjo de Gilson Santos; “Estações brasileiras”, de Jessé Sadoc; “Sinfonietta seconda: Carnevalle”, de Ernani Aguiar; e “Brasil vertentes”, de Vittor Santos.

SERVIÇO

– Estreia da Instalação Sonora Itinerante, da Orquestra Petrobras Sinfônica
Dia 29 de setembro, sexta-feira, às 17h
Shopping Midway Mall – Piso L3 (Próximo ao elevador central)

– A estreia contará com a presença do Marcos Souza – Diretor de projetos da Orquestra;
Philip Doyle – Trompista e membro do conselho diretor; e Eduardo Monteiro – Sound Designer.