Antecipando a data marcada pela FUP, o SINDIPETRO-RN realizará o 3° Ato Unificado Nacional em Defesa dos Participantes da Petros na próxima segunda-feira, dia 11 de março, das 9h30 às 12h, no Hotel Holiday In, na Avenida Salgado Filho – Lagoa Nova, Natal/RN para poder aproveitar a presença do assessor jurídico Previdenciário da Federação, o Dr. Marcello Gonçalves.

Além dele, os assessores da pasta jurídica do Sindicato, Dr Mário Jácome e Dr Marcelino Monte se juntarão para construir um debate com o objetivo de pressionar a Petrobrás a pagar as suas dívidas com o fundo de pensão e pelo fim dos equacionamentos.

A exposição dos juristas, abordará a reunião realizada no dia 16.02.24, onde os representantes da Petrobrás apresentaram uma proposta de Ampla Transação Judicial que no entendimento da companhia, seria capaz de viabilizar aportes da patrocinadora nos planos PPSP-R e o PPSP-NR, além do limite legal.

As premissas apresentadas pelos representantes da Petrobrás são as seguintes:

– Ampla Transação Judicial nas ações coletivas elencadas pela empresa;

– Migração individual para um novo Plano a ser discutido com as entidades;

– Aporte da Petrobrás proporcional ao percentual de migrantes para o novo plano.

Outros temas a serem abordados são as 5 ações judiciais impetradas contra a Petrobras, cobrando suas dívidas bilionárias para com o Plano Petros

A manifestação é convocada pelas seguintes pelo Fórum das Entidades em Defesa dos Participantes da Petros, que é composto pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos, na Pesca e nos Portos (Conttmaf), Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe) e Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep).

O 3° ato em defesa dos participantes da Petros acontece num momento estratégico e requer adesão máxima das bases da categoria petroleira, porque, atualmente, está em curso o GT PPE – Petrobras, Petros e Entidades Representativas para tratar de uma solução definitiva aos equacionamentos dos Planos Petros do Sistema Petrobras (PPSPs), que há anos comprometem severamente os contracheques dos petroleiros aposentados e demais beneficiários.