Diretor de Previdência, Aposentados e Pensionistas do SINDIPETRO-RN, José Araujo(Dedé), elaborou um breve comentário sobre os impactos na AMS caso a proposta de ACT da Petrobrás seja aprovada do jeito que foi apresentada a FUP e aos Sindicatos. Confira:

Vejamos a Regra:

Os descontos das despesas AMS são efetuados respeitando as normas da margem consignável.

Quando o valor total das despesas ultrapassa o limite da margem, é efetuado o desconto permitido e o restante transferido para o próximo mês como saldo devedor.

Lembrando que as despesas de Pequeno Risco do plano 28 anos e Benefício Farmácia não respeitam a margem consignável.

A AMS tem margem de consignação própria, a Petros, em caráter preliminar, efetua primeiro os seus descontos, quais sejam, os que têm prioridade em relação aos da AMS, tais como empréstimos, contribuições e débitos de PJ.

Desse modo, os descontos de AMS em folha ficam por último e acabam por não usar toda a margem de consignação, ou seja, os 13% do somatório das rendas, ficando o que não é descontado, para o mês subsequente, gerando um acúmulo de saldo devedor.

Causas que fizeram com que os beneficiários ficassem sem margem consignável:

1 – O pagamento das parcelas extraordinárias do equacionamento da Petros;

2 – Com a idade avançando, as doenças surgem com mais frequência e então há necessidade de se procurar atendimento médico e hospitalar para garantir mais qualidade de vida e

3 – A não correção da tabela do imposto de renda. Neste caso, o beneficiário torna-se inadimplente e perde a AMS? Não, pois os benefícios ofertadas pelo nosso plano estão garantidos no ACT.

Qual a proposta da Petrobras, para resolver este “problema”?

1 – Elevar, em até 1.422% a contribuição no grande risco, penalizando os menores salários e os mais velhos;

2 – Reduzir a participação dela no custeio em 10% e aumentar nossa participação em 10%, ou seja, transferir 10% de suas despesas, para os já penalizados beneficiários da AMS, passando então o custeio para 60% x 40%. Hoje essa relação é de 70% x 30%.

E o que isso representa?

Mais redução das remunerações de aposentadas, aposentados e pensionistas.

E qual é a proposta dos Sindicatos e das Federações?

Manutenção das cláusulas em vigor no atual ACT e a permanência da gestão da AMS, dentro do RH da Petrobras.

Participe das assembleias do SINDIPETRO-RN, acompanhe as Live sobre o ACT – Acordo Coletivo de Trabalho. Informe-se e junte-se a nós, na defesa do ACT e da AMS.

#TodosJuntosNaDefesaDoACTedaAMS

José Araujo(Dedé)

Diretor de Previdencia, Aposentados e Pensionistas do SINDIPETRO-RN

A diretoria do SINDIPETRO-RN e da FUP vem realizando diversas lives nas redes sociais informando e esclarecendo a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobrás.

Confira as ultimas transmissões realizadas sobre o tema:

Live SINDIPETRO-RN(19 de agosto de 2020)

Live FUP – AS NEGOCIAÇÕES DO ACORDO COLETIVO E AS AMEAÇAS AOS NOSSOS DIREITOS NA AMS. (20 de agosto de 2020)