Temas como teletrabalho, saúde mental, Petros e AMS foram apresentados ao RH como pautas urgentes para a categoria

A direção da FUP iniciou a reunião fazendo um minuto de silêncio em memória do petroleiro encontrado morto à bordo da plataforma PCH-2, na Bacia de Campos, nesta terça-feira, 04.

Foto: Paulo Neves

A FUP formalizou, nesta reunião, a solicitação do Sindipetro Norte Fluminense https://sindipetronf.org.br/nf-cobra-da-petrobras-participacao-da-entidade-em-apuracao-sobre-morte-em-pch-2/ para que a entidade participe das apurações desta tragédia ocorrida potencialmente por uma situação decorrente de pressões do ambiente de trabalho.

A reunião teve como objetivo apresentar a pauta reivindicatória da categoria para o novo gerente de Recursos Humanos da Petrobrás.

Ao longo dos últimos 7 anos, os direitos dos trabalhadores foram usurpados pelos governos Temer e Bolsonaro, que dificultaram ao máximo qualquer tipo de negociação com os sindicatos.

O coordenador geral da FUP relembrou em mesa a greve de fevereiro de 2020, onde, por falta de negociação, os petroleiros ocuparam por quase 20 dias o Edifício Sede da Petrobrás, no Rio de Janeiro.

A Federação irá apresentar nos próximos dias uma sugestão de calendário ao RH, para a realização de reuniões das comissões formadas pelos representantes sindicais para discutir temas de interesse da categoria como remuneração, hora extra, plano de saúde e aposentadoria, teletrabalho, saúde mental, segurança, entre outros.

Os grupos de trabalho irão abordar os seguintes pontos:

• AMS e Petros

• PLR X PPP

• SMS

• HETT / Troca de Turno / Tabela de Turno

• Teletrabalho

• Condição de trabalho para as Pessoas com Deficiência – PCD

• Banco de Horas

• Terceirizados e setor privado

• PCAC X PCR

• Retorno do valor original com reajuste retroativo do adicional de transferência – APTT

• Efetivo, PDV, transferências abusivas

• Comissão de diversidades e combate às opressões

• Punições, demissões e anistias

O novo gerente assegurou que a equipe está bem intencionada e que esta é uma janela de oportunidade para reabrir debates que foram abandonados pelos antigos gestores.

Acompanhe o site e as redes sociais da FUP para ficar por dentro das negociações.