Com 98,46%  dos votos válidos, a chapa “Energia Para Lutar e Conquistar” foi eleita para a nova Diretoria do SINDIPETRO-RN, que terá como Coordenador Geral, o petroleiro Marcos Brasil e 51 diretores. O anúncio foi comunicado nesta sexta, 15, pela Comissão Eleitoral após a apuração das urnas destinadas ao pleito.

A eleição foi realizada no período de 12 a 15 de dezembro, no horário das 7 às 18 horas, por meio de urnas fixas, em Natal, Mossoró e Alto do Rodrigues, e urnas itinerantes que foram transportadas por mesários e fiscais até as empresas privadas e residências de aposentados ou com algum tipo de limitação. No levantamento feito pela Comissão Eleitoral, 3.624 dos associados aptos a votar compareceram ao pleito.

Marcones Marinho, presidente da Comissão Eleitoral, destacou que o processo eleitoral tranquilo e não apresentou divergência durante sua execução. “Durante os quatro dias de votação não registramos nenhuma alteração ou dificuldade para recolher e registrar os votos da categoria”, informa Marinho.

O pleito contou com a colaboração de 28 mesários, munidos das: lista com os nomes dos sindicalizados; ata; cédulas de votação e crachá de identificação. Para votar o trabalhador precisava está sindicalizado há pelo menos 3 meses ou nas demais regras estatutárias da entidade.

Para Coordenador Eleito, Marcos Brasil, o resultado das urnas demonstra o respeito e comprometimento da categoria petroleira potiguar para com a nova diretoria. “Recebo a decisão das urnas com muita humildade e força para construir junto com os demais diretores, funcionários e assessores um sindicato ainda mais forte e aguerrido em defesa da classe trabalhadora petroleira”.

Encerrando o seu mandato, após seis anos à frente da Diretoria do SINDIPETRO-RN, o Coordenador Geral, Ivis Corsino agradece a categoria pela confiança e trabalho, além de desejar sucesso para o seu sucessor. “Sem dúvidas essa foi uma das maiores experiências que tive ao longo dos meus 42 anos de vida. Não foram anos fáceis, assumi a gestão sindical há 3 dias da greve dos caminhoneiros em 2017, num cenário de pós golpe e sucedido pela eleição de um presidente ácido aos trabalhadores e suas entidades organizativas, que atuava para além do debate de ideias e avançando sobre métodos covardes para criminalizar o movimento sindical”.

O Coordenador continua “enfrentar reformas como a trabalhista e a previdenciária e ter a entidade unificada e fortalecida, exigiu da direção sindical e da diretoria resiliência, paciência e sagacidade para agir de maneira adequada no momento certo. Também passamos por uma pandemia, que lamentavelmente levou diversos companheiros e deixou marcas irreparáveis na vida de seus familiares e amigos. Encerro minha gestão com o dever cumprido de que fiz o melhor à frente do SINDIPETRO-RN. Desejo ao companheiro e amigo, Marcos Brasil, sucesso e determinação na nova jornada, preservando as virtudes da história dessa entidade e dessa categoria e que seja ousado de melhorar e avançar naquilo que for preciso. Continuo na luta ao lado de vocês”.

Confira a lista dos novos Diretores do SINDIPETRO-RN para o triênio 2024/2027

1. Aldo Silvestre dos Santos