Com o objetivo de buscar estratégias para reduzir o endividamento de aposentados e pensionistas da Petrobrás, o SINDIPERO-RN promoveu na manhã de hoje, 3 de abril, mais uma reunião com os assistidos pela Petros e AMS.

Na oportunidade, um documento elaborado em novembro de 2022, com várias propostas para minimizar os impactos dos equacionamentos, foi apresentado à categoria e entregue ao presidente Jean Paul Prates, em seguida.

Segundo o diretor de aposentados e pensionistas do SINDIPETRO-RN, José Araújo, as reivindicações imediatas apresentadas no relatório entregue ao presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, são: a suspensão dos equacionamentos; limitar em 40% os descontos nos benefícios Petros; margem consignável de descontos da AMS em 13%; a suspensão dos 13% do IVCMH implementados até que se encontre um índice razoável; a formação de GTs para buscar soluções definitivas para “A PETROS E AMS QUE QUEREMOS”.

Agora, o Sindicato mobiliza a categoria para encampar uma luta mais forte contra as cobranças abusivas que ela vem recebendo no âmbito da Petros e da AMS.

“Nós vemos a necessidade urgente de exigir a revisão contábil das perdas impostas aos PPSP’s, de fazer um regramento para as políticas de bônus nos fundos de pensão e certificação, e de mudança na legislação estabelecida pelo CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar) – cujo os membros são indicados pela Previc e outros órgãos nacionais. A legislação tem muitas restrições em relação as estatais, tanto com relação a cobertura de déficits, como para outros pagamentos. Então, é primordial a luta para solucionar isso”, complementa Araújo.