Foto: pt.org.br

por Marcio Dias – Diretor do SINDIPETRO-RN

Toda paixão é cega, exceto uma: a paixão política. Essa é alucinante e, no entanto, assim como aparece de forma fulminante, começa a desaparecer no mar gelado das frustrações, pela força da luta política consciente e decidida dos verdadeiros combatentes do lado certo da história.

Bolsonaro e seu bolsomarismo fascista estão colhendo exatamente o que plantaram. A derrota nesse 30 de novembro é só o começo da sua colheita, em que pese ter usado de forma criminosa os cofres públicos para tentar comprar sua reeleição com a ajuda da banda do empresariado venal e de agentes públicos degenerados e violentos.

Fala-se que o país emerge dividido dessa eleição, mas considero que isso seja uma meia verdade pois, o que vimos, de fato, foram os chamados bolsonaristas-raiz extremamente polarizados pelo incentivo ao ódio, fakenews e pelo uso da máquina pública e privada como jamais visto.

Foi isso que alimentou essa polarização, por isso, repito, não considero que tenhamos uma divisão política na sociedade na dimensão do que está sendo propalado.

Divisão e polarização não são a mesma coisa e vamos ver isso se dissipando à medida que a temperatura começar a arrefecer com a ação política do novo governo.

Porém, cabe observar que diferente de nós que, com o golpe, tivemos que escalar as colinas e as montanhas para organizara resistência, essa parcela polarizada pelo ódio e pela “pacote de maldades” bolsonarista, começará a descer para o local de onde jamais deveriam ter saído.

Mas, não esqueçamos jamais que a verdadeira divisão que existe, e que não é de agora, mas, desde sempre, é a luta de classes.

Entretanto,  para além de tudo isso, podemos agora companheiros e companheiras, virar a página golpista de 2016 e saudar 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022 de uma só vez, e começar a descida do Himalaia até as colinas e depois botar pés no chão para iniciar a longa marcha rumo ao resgate e  reconstrução do nosso país pela democracia,  política, economia, amor, paz, tolerância, solidariedade, esperança, reconciliação, união e, até perdão… e muito… muito trabalho.

O ano de 2023 já chegou… viva o campeão da esperança, da democracia, da conciliação, do amor e da luta!!!!

Viva Luiz Inácio Lula da Silva, guerreiro do povo brasileiro!