Os aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte estão atentos à defesa de seus direitos. Recentemente, foram realizadas reuniões nas sedes do SINDIPETRO-RN em Mossoró (01.02) e Natal (07.02), onde foram apresentados informes sobre o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, além de mobilizações e lutas da categoria para os próximos meses. Outro objetivo importante é o de evitar distorções e desinformações que possam desmobilizar a categoria.

Desde julho de 2023, o Fórum em Defesa dos Participantes da Petros, em conjunto com a Petros e a Petrobrás, tem buscado uma solução para os equacionamentos do fundo de pensão dos petroleiros, que depende de um aporte financeiro que a Petrobrás deve à Petros, estimado em R$ 42 bilhões de reais. Além dos desafios relacionados aos equacionamentos da Petros, os aposentados e pensionistas da Petrobras no Rio Grande do Norte enfrentam problemas relacionados à fundação, como empréstimos, margem consignável e percentual mínimo a ser recebido em seus contracheques.

A Petrobrás solicitou um prazo até o final de março para concluir seus trabalhos e apresentar uma proposta para eliminar os atuais e evitar novos equacionamentos dos planos PPSP-R e PPSP-NR. No entanto, os participantes e assistidos não suportam mais a continuidade da cobrança das contribuições extraordinárias.

Para os aposentados e pensionistas, só há solução com aportes bilionários da Petrobrás, da Vibras e da própria Petros, que são as patrocinadoras dos Planos Petros do Sistema Petrobrás: PPSP-R e PPSP-NR.

Além disso, há também mudanças na relação de custeio da AMS (Assistência Multidisciplinar de Saúde), que merecem atenção e discussão por parte dos aposentados e pensionistas. A proposta de 30×70 a partir de março de 2024 está em discussão, e a Comissão Tripartite composta pela FNP, FUP, Petrobrás e SEST está trabalhando para implantar o limite de 40% do benefício líquido dos assistidos para todos os descontos da AMS e dos empréstimos da Petros. Essa Comissão é um espaço de diálogo e negociação conquistado pela luta da categoria e estabelecido na Cláusula 108 do Acordo Coletivo – ACT 2023/2025 do Sistema Petrobrás.

Os próximos passos incluem a realização de uma grande manifestação nacional da categoria para fortalecer as negociações dentro do GT Petros e da AMS. É fundamental que a mobilização continue para garantir os direitos dos petroleiros, e a Petros precisa, urgentemente de um aporte financeiro para se recuperar e acabar com o endividamento da categoria, provocado pela Petrobras.

Próximas reuniões:

Dia 21.02 – Quarta-feira, às 10h às 11h30, na sede do SINDIPETRO-RN, em Mossoró

Pauta:

1 – Elaboração de Pauta para enviar a Comissão de AMS, que se reunirá do dia 28.02 com à Petrobras;

2 – Mobilizações e manifestações pelo fim dos equacionamentos da Petros

Dia 28.02 – quarta-feira, das 14h às 16h – Reunião da Comissão Permanente de AMS, do ACT 2024

Solicitamos que os aposentados e pensionistas nos envie os pontos de pauta, até o dia 23.02, se possível, de maneira detalhada para encaminharmos para a Petrobrás e que ela possa responder nossas demandas já no dia 28.02.

Envie para o WhatsApp (84) 98131-9765, aos cuidados da diretoria de aposentados e pensionistas, Dedé Araújo, problemas que precisam serem corrigidos pela AMS, tais como melhorias na comunicação, no atendimento, problemas de credenciamentos, descontos abusivos, problemas com pagamento de boletos, mais informações sobre a UNIMED, onde não tem credenciados da AMS, etc.