Com novos investimentos da Petrobrás e empresas privadas, o setor petróleo impõe grandes desafios para a direção sindical

Buscando melhorar a eficiência das atividades e serviços prestados pela entidade à categoria petroleira potiguar, a Diretoria Colegiada do SINDIPETRO-RN iniciou nesta semana o planejamento do calendário institucional para 2024. A proposta busca adequar o funcionamento do sindicato ao novo momento do setor de petróleo e gás e demais atividades no Rio Grande do Norte, focando nas datas dos Acordos Coletivos de Trabalho(ACT); Congressos; Plenárias; Assembleias; Reuniões e Eleição Sindical.

De acordo com o Coordenador Geral do SINDIPETRO-RN, Ivis Corsino, o novo cronograma vai colaborar na organização das atividades promovidas pela diretoria, funcionários e assessorias. “Temos um grande desafio que é construir um calendário que possa abranger, atender de forma robusta e transparente, todas as atividades que estão previstas para o próximo ano(2024), focando na eficiência e eficácia dos trabalhos”, destaca o Coordenador.

Para o Diretor Márcio Dias, o debate vai contribuir com a análise sobre os novos investimentos promovidos pela Petrobrás e demais empresas do setor petróleo no Estado, e trazer mais celeridade e dinamismo na execução das tarefas. “Como anunciado pelo Presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, o RN terá grandes investimentos na Bacia Potiguar, com a exploração do Campo de Pitu na Margem Equatorial, bem como o desenvolvimento de atividades em energias renováveis; neste sentido, além da própria Estatal, novas operadoras e empresas terceirizadas que já iniciaram atividades e intensificarão ainda mais suas atividades e para isso o sindicato precisa estar preparado. Da forma como o calendário está organizado precisa ser atualizado diante das novas necessidades”.

Atualmente, o SINDIPETRO-RN celebra 13 Acordos Coletivos de Trabalho, sendo 12 com empresas privadas/terceirizadas e um da Petrobrás/Transpetro, divididos em datas bases nos meses de: fevereiro, março, abril, maio, junho e setembro, demandando ações cotidianas e intensas para a preparação e realização das campanhas reivindicatórias.

Conforme o Diretor do SINDIPETRO-RN e da FUP, Pedro Lúcio – que é responsável pelas atividades no setor privado em nível nacional da Federação – destaca que esse volume intenso de atividades precisa ser muito bem planejado, para que as campanhas possam alcançar a conquista dos Acordos Coletivos de Trabalho. “Como as diversas campanhas reivindicatórias se desenvolvem ao longo do ano, fica claro que é preciso priorizar e definir os trabalhos, sob pena do planejamento ficar prejudicado”, informa.

Para o Diretor Marcos Brasil, a abrangência da área territorial demonstra, por si só, o grau de dificuldade para desenvolver todas as atividades previstas no calendário das campanhas reivindicatórias. “Com um planejamento adequado, será possível atender as necessidades dos eventos destinados à categoria no período das campanhas”, informa o dirigente.

A direção do sindicato informa que as empresas nas quais celebra Acordos Coletivos de Trabalho estão distribuídas nas cidades de Assú, Alto do Rodrigues, Apodi, Macau, Mossoró, Natal dentre outras. Para a realização das atividades, a diretoria conta com uma sede em Natal, e subsedes no Alto do Rodrigues e Mossoró.

Nesse contexto de inúmeras atividades previstas, vale ressaltar que o mandato da atual gestão está previsto para encerrar em maio de 2024, e isso requer que a diretoria defina desde já o calendário para realizar as eleições do próximo período da gestão sindical, visando atender a essa exigência democrática e estatutária.

Por fim, se somarmos todo o conjunto de atividades desenvolvidas pelo sindicato com o calendário tradicional para a realização do CEPETRO-RN, CONFUP, Audiências Públicas e outros eventos que compõe a luta pela organização, em defesa dos direitos da categoria petroleira, fica evidente que a intensificação das atividades do setor petróleo a serem desenvolvidas pela diretoria eleita vai ser ampliada consideravelmente.