No dia 15 de junho foi eleita a primeira diretoria da Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (ANAPETRO). Uma noite histórica para funcionários, aposentados, pensionistas e acionistas minoritários da PETROBRAS S/A ou de empresas por ela controladas. A assembleia deliberativa online foi transmitida pelo site Zoom e contou com a participação de pessoas de todo o país.

A nova diretoria tem caráter provisório e deve durar sete meses a contar da posse. Inicialmente a Entidade será composta por sete membros para o Conselho Deliberativo, sendo Deyvid Barcelar, presidente. A Direção Executiva eleita é composta por cinco diretores, tendo Mário, presidente. Já o Conselho Fiscal terá três membros, ficando à frente da pasta, Valnisio Hoffmann.

Mais três diretores do SINDIPETRO-RN compõe a direção da ANAPETRO, são eles: Ulisses da Costa Soares (Conselho Deliberativo), Orildo Lima e Silva (Suplente do Conselho Deliberativo), Vicente Pinheiro(Conselho Fiscal) e Ricardo Correia Peres (Suplente do Conselho Fiscal).

Confira a nominada da diretoria eleita:

Confira a finalidade da entidade, conforme o Estatuto

• Sustentar, defender e fiscalizar, na forma da Lei e onde se fizer necessário, os direitos e reivindicações dos seus associados, cabendo-lhe, ainda, trabalhar em prol do crescimento do sistema Petrobras S.A, entendendo-o como Patrimônio do Povo Brasileiro;
  • Representar, em nível nacional e internacional, junto aos poderes Legislativo, executivo e judiciário, bem como junto a órgãos reguladores e autorreguladores, especificamente CVM – Comissão de Valores Mobiliários, Bolsa de Valores e CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a quaisquer outras entidades de direito público ou privado, os interesses coletivos dos associados;
  • Constituir, inclusive mediante contrato com terceiros, consultoria jurídica e consultoria legislativa para assessorar a ASSOCIAÇÃO a cumprir o presente estatuto;
  • Representar junto a pessoas físicas e jurídicas, dispensada autorização individual, os interesses coletivos dos associados, judicial ou extrajudicialmente ou, ainda, quando expressamente autorizada por assembleia convocada para esse fim;
  • Representar seus associados em Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias da Petrobras S.A., podendo, para tanto, constituir representante legal;
  • Colaborar com outras entidades constituídas por acionistas minoritários, funcionários aposentados ou em atividade e pensionistas da Petrobras S.A.
  • Promover congressos, seminários, simpósios, conferências, cursos e outros eventos para debate de assuntos de interesse de seus associados e da Petrobras S.A.

Para o diretor de Comunicação do SINDIPETRO-RN, Márcio Dias, a ANAPETRO nasce para reforçar a luta do movimento sindical petroleiro a nível nacional. “Essa nova entidade se juntar as demais no combate as privatizações e a destruição da Petrobrás e subsidiárias numa nova perspectivar de enfrentamento da luta de classes”, explica o dirigente que também será Secretário Geral da nova Entidade.

A nova Entidade será comandada por um Conselho Deliberativo cujo presidente é David Bacelar, atual Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e por uma Diretoria Executiva que terá na presidência Mário Alberto Dal Zot que é presidente do Sindipetro PR/SC.